Pré-Natal Odontológico: O que é?
- Dra Mônica Gianesella
- 12 de nov. de 2017
- 2 min de leitura
Para favorecer a saúde bucal do bebê, a gestante deve começar cuidando de sua própria saúde bucal. A filosofia da odontologia intra-uterina é orientar gestantes sobre as causas e condições em que as cáries se desenvolvem, cuidados preventivos clínicos e educativos.
Durante a gravidez algumas particularidades devem ser reconhecidas devido a modificações emocionais, físicas e metabólicas. Sob o ponto de vista odontológico, determinadas características merecem atenção.
Alguns estudos mostram que as conhecidas enfermidades gengivais pioram durante a gravidez. E ainda, outros estudos sugerem, de maneira alarmante, a existência de uma relação entre elas e os nascimentos de bebês prematuros.
O possível descuido com a saúde bucal, alteração de hábitos alimentares, como o aumento da frequência das refeições e preferência por alimentos doces, bem como a maior incidência de vômitos (tornando o meio bucal mais ácido e favorável à perda de minerais pelo dente) são os principais fatores responsáveis pelo aumento da doença cárie durante a gravidez.
Assim sendo, o fato da mulher estar grávida não deve ser motivo para adiar a visita ao consultório odontológico. É essencial que se faça o acompanhamento odontológico da gestante e idealmente a consulta deve ocorrer entre o quarto e sexto mês de gestação.
Nessa consulta com o odontopediatra, faz-se um aconselhamento de higiene oral e de dieta da mãe, tanto em termos nutricionais quanto em relação à frequência de consumo de alimentos cariogênicos. Também serão abordados temas como: aleitamento materno, cuidados com a higiene bucal do bebê, orientação sobre hábitos de sucção não nutritivos (mamadeira e chupeta), uso racional do flúor e momento oportuno da primeira visita do bebê ao dentista.

O pré-natal odontológico permite que o bebê se desenvolva sem ter a experiência de lesões de cárie e enfermidade dos tecidos periodontais.
Commenti